Homenagens

A Sociedade Sul-brasileira de Oftalmologia sente-se honrada em homenagear expoentes da Oftalmologia do Sul do país, que, além de terem destaque e reconhecimento nacional e internacional, têm dedicado suas vidas a nossa especialidade, tanto nas áreas de ensino, assistência e de defesa de classe.

Os colegas escolhidos representam ícones que são modelos de inspiração para todos nós. Suas carreiras de sucesso foram fruto de trabalho árduo, perseverança e muita dedicação, e merecem nossa grande homenagem!

Medalha Sul-brasileira

Medalha Sul-brasileira - RS

Jacobo Melamed Cattan

O professor Jacobo Melamed Cattán nasceu em Montevideo, capital da República Oriental do Uruguay e cursou seus estudos universitários na Universidade da República da mesma cidade, onde se graduou em 1968 com o título de Doutor em Medicina.

Realizou seus estudos de pós-graduação em Oftalmologia na mesma Faculdade de Medicina. Posteriormente, obteve o título de Doutor em Oftalmologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Sua formação científica começou já no primeiro ano do curso de medicina, quando ingressou no Instituto de Ciências Biológicas Clemente Estable, em Montevideo, dedicando-se especificamente ao estudo do sistema visual.

Foi contratado como Pesquisador Visitante na Universidade de Tel Aviv, Israel, realizando cursos de aperfeiçoamento na Venezuela e na Argentina.

Em 1978, foi contratado como Professor Visitante de pós-graduação em Neuroanatomia e Oftalmologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com sede em Porto Alegre, RS, onde reside até hoje.

Posteriormente, passou a atuar no Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da mesma instituição, onde ministrou cursos de graduação e pós-graduação durante 34 anos, sendo atualmente Professor colaborador após aposentadoria na U.F.R.G.S.

Orientou, na pós-graduação, mais de 187 alunos em cursos de especialização e mestrado, tanto brasileiros como estrangeiros.

Foi criador e chefe do setor de Uveítes e Oncologia Ocular, primeiro no sul do pais, e coordenador do setor cirúrgico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Suas principais linhas de pesquisa se referem à Toxoplasmose Ocular e Tumores Intraoculares. Publicou 112 trabalhos científicos, dos quais 29 em revistas estrangeiras, e apresentou mais de 157 trabalhos na sua especialidade em diferentes congressos no pais e no estrangeiro.

É autor de um livro sobre terapêutica clínica ocular, colaborador em outros onze livros-texto e publicou 37 capítulos em livros especializados.

Ministrou cursos e conferências em numerosos congressos brasileiros e estrangeiros, e também foi jurado em diversos concursos e teses de doutorado.

Dentro de suas contribuições científicas destaca-se a demonstração, pela primeira vez na América Latina, do Toxoplasma gondii proveniente de um olho com a doença, assim como outros numerosos trabalhos tanto clínicos como epidemiológicos sobre a toxoplasmose ocular, o que levou a elucidar aspectos desconhecidos desta enfermidade e mudou alguns conceitos clássicos.

Foi presidente da Sociedade Brasileira de Uveítes; membro da Comissão de Pós-graduação do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, diretor do Centro de Estudos Ivo Correa-Meyer de Porto Alegre e vice-presidente da Sociedade Panamericana de Inflamações Intraoculares.

Entre outros, recebeu os prêmios Incentivo a pesquisa científica da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e o prêmio de Melhor trabalho científico da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo.

É membro de numerosas entidades médicas nacionais e estrangeiras, entre as quais destacamos a Academia Americana de Oftalmologia e a Sociedade Panamericana de Oftalmologia.

Comendas

David Raskin

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS - (1954).

Internato de oftalmologia Santa Casa e UFRGS – (1953-1954).

Pós-graduação em oftalmologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (1959-1960).

Título de oftalmologia pelo MEC – (1960).

Exerce há 64 anos a oftalmologia, com atuação em córnea e lentes de contato, na Clínica Raskin, onde orientou 24 jovens oftalmologistas.

Sócio do CBO, SOBLEC, SBO, AMB, AMRIGS, SORIGS e SIMERS.

Membro fundador da SORIGS.

Foi membro do Conselho de representantes e da diretoria da AMRIGS.

Fundador e presidente do extinto Centro de Estudos de Excimer laser, no biênio 1995-1996.

Cleusa Coral-Ghanem

Formada em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina em 1.972.

Doutora em Ciências PhD – área de concentração Oftalmologia – Título concedido pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Especialista em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto, SP.

Responsável pelo Departamento de Lentes de Contato do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem – Joinville – Santa Catarina.

Coordenadora do Conselho Deliberativo e membro da Comissão Científica da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria (SOBLEC).

Ex-presidente da Sociedade Catarinense de Oftalmologia.

Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria (SOBLEC).

Ex-Finance Committee Chairperson for the ICLSO – International Contact Lens Society of Ophthalmologists.

Coordenadora de dezenas de Campanhas Comunitárias de Prevenção à Cegueira e Reabilitação Visual.

Autora de artigos, manuais e livros na área Oftalmológica, com mais de oitenta capítulos publicados.

Marcello Fonseca

Formado pela Universidade Federal do Paraná em 1990

Residencia no Instituto de Oftalmologia Tadeu Cvintal entre 1991 e 1992

Fellow em Córnea no Instituto Tadeu Cvintal entre 1992 e 1993

Especialização em Córnea na Universidade de Stanford 1994

Fundador do Centro Paranaense de Cirurgia Refrativa em 1995

Fundador do Instituto da Visão de Curitiba em 1997

Co-fundador do Banco de Olhos do Hospital Angelina Caron em 1997

Presidente da Associação Paranaense de Oftalmologia 2017/2018

Presidente do Congresso Sul-Brasileiro de Oftalmologia 2018

Homenagens póstumas SORIGS

Graziela Lerias

Nasceu aos 28 dias do mês de junho de 1984 na cidade de Porto Alegre.

Cursou o ensino fundamental e médio no Colégio São João Batista das Irmãs Bernardinas na cidade de Camaquã.

Graduou-se em Medicina pela UFPEL (Universidade Federal de Pelotas).

Fez a sua especialização na área de Oftalmologia junto à Irmandade Santa Casa de Misericórdia em Porto Alegre.

Conclui a sua formação como médica cirurgiã de retina no Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre.

Fez a sua passagem para o mundo espiritual em 15 de agosto de 2016.


Davi da Silva Costi

Nascido em 1991 na cidade de Caxias do Sul (RS), Davi da Silva Costi ingressou na graduação em Medicina na Universidade de Caxias do Sul em 2009. No ano seguinte, interrompeu o curso para iniciar Engenharia, quando foi bolsista em Pre-engineering na Newman University (USA). Retornando ao Brasil, em 2011, foi aprovado no vestibular de Engenharia Mecânica na Universidade de Caxias do Sul. Ainda com alguns questionamentos sobre a profissão que lhe agradaria mais, em 2012 iniciou em paralelo o curso de Música na Universidade de Caxias do Sul, porém na metade do mesmo ano percebeu que a Medicina realmente seria a sua escolha, a despeito das notáveis habilidades nos outros campos que lhe geravam dúvida. Após o retorno à Medicina, cursou ainda um semestre da faculdade em intercâmbio na Università degli Studi di Verona no ano de 2014. Em 2016, então, concluiu o curso de Medicina na Universidade de Caxias do Sul e, em 2017, ingressou no programa de residência médica em Oftalmologia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Filho de Gisela Cardoso, psicóloga, e Fernando Costi, médico oftalmologista em Caxias do Sul, e irmão de Pedro Costi, Davi será sempre lembrado por sua admirável capacidade de raciocínio, seu talento com a música e o esporte, sua alegria de viver e seu jeito carinhoso de tratar a todos ao seu redor.


Rivadávia Mendes Corrêa Meyer - Pai Gabriela Meyer

Nasceu em 26/12/1926 em Alegrete (RS). Filho de Ivo Corrêa Meyer e Araci Mendes Corrêa Meyer.

Formou-se em Medicina em 1952 pela UFRGS e pela mesma universidade tornou-se doutor em Medicina e livre docente.

Foi professor titular da cadeira de Oftalmologia em 3 universidades: UFRGS, FFFCMPA e PUCRS.

Aposentou-se pela FFFCMPA, no qual seu pai Dr. Ivo Corrêa Meyer foi o seu fundador.

Em 1972 criou o Instituto de Oftalmologia Prof. Ivo Corrêa Meyer, um serviço com curso de especialização na área, reconhecido pelo MEC e CBO. De lá para cá ocorre a formação de especialistas anualmente. Muitos médicos passaram pelo serviço nestes 46 anos.

Em 1966 introduziu o exame de Angiografia Fluoresceínica no sul do Brasil seguida pelo tratamento com laser de xenônio e após argônio para doenças da retina.

Publicou o primeiro livro de Angiografia Fluoresceínica em língua portuguesa junto com o serviço Hilton Rocha de Minas Gerais.

Foi pioneiro na cirurgia vítreo-retiniana com introflexão escleral e vitrectomia via pars-plana.

Também um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Retina e Vitreo.

Participou de vários congressos nacionais e internacionais, sendo sempre como conferencista.

Publicou livros de escreveu vários capítulos e artigos em revistas.

Trabalhou em seu consultório particular até os 91 anos.

Faleceu em agosto de 2018.