Capa

Sorigs e MP entregam óculos gratuitos a 400 participantes de campanhas oftalmológicas

Sorigs e MP entregam óculos gratuitos a 400 participantes de campanhas oftalmológicas
Cerca de quatrocentos pacientes receberam nesta quarta-feira, dia 15, na sede do Ministério Público, em Porto Alegre, os óculos confeccionados gratuitamente a partir de exames oftalmológicos completos realizados por médicos oftalmologistas voluntários durante quatro campanhas desenvolvidas nos últimos meses de 2019. As ações, que beneficiaram aproximadamente 740 pessoas de diferentes idades, fazem parte de uma campanha desenvolvida pela Sociedade do Rio Grande do Sul de Oftalmologia (Sorigs) em parceria com o Ministério Público (MPRS). Participaram ainda instituições como a Fundação Leonística, Ojo by Mr Ray, Essilor e Laboratório EPS. Eles foram os responsáveis pela confecção dos óculos de forma gratuita. 
Os óculos irão mudar vidas como a da Ana de 14 anos. Ela descobriu na Santa Casa durante uma das campanhas que precisava dos óculos para enxergar melhor. “Eu sentia dor de cabeça e tinha dificuldades para enxergar, agora, além de ficar mais bonita vou conseguir estudar”, comemorou durante a cerimônia a jovem que foi encaminhada pelo Abrigo Residencial da Assistência  Social de Porto Alegre. 
O exemplo da Ana  vem de encontro com o objetivo da presidente da Sorigs, Terla Castro, que busca, através de campanhas como esta informar a população sobre a necessidade do atendimento oftalmológico ser realizado por um médico oftalmologista regularmente. “ Estamos muito felizes com o resultado e pretendemos fazer outras ações deste tipo ao longo de 2020. Muitas vezes os pacientes conseguem chegar no médico, entretanto, não consegue viabilizar a compra dos óculos. Buscamos atender o público que de fato precisava desse atendimento completo”, comenta. 
A promotora de justiça da procuradoria de Fundações do MPRS, Doutora Janine Borges Soares, também comemora o êxito da parceria. “O resultado dessa campanha fala por si só, pois sabemos que o nosso benefício em comum é promover saúde e justiça social e isso conseguimos desenvolver com esse projeto. Esperamos que a parceria possa frutificar-se cada vez mais”, concluiu. 
Participaram do evento o procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, a promotora curadora de Fundações, Janine Borges Soares; as coordenadoras dos Centros de Apoio dos Direitos Humanos, Angela Salton Rotunno, e da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, Denise Casanova Villela, além de membros da diretoria da Sorigs. 
Sobre as campanhas:
Em novembro em torno de 200 pessoas realizaram de forma gratuita exame oftalmológico completo no Hospital Santa Casa, Hospital de Clínicas, ambos em Porto Alegre, e no Instituto Ivo Correa Meyer, em Viamão. A ação fez parte da campanha para o diagnóstico precoce do Ceratocone. Participaram da ação pacientes que já apresentavam sintomas, tinham idade em que a doença prevalece e que estavam em situação de vulnerabilidade social. Foram diagnosticados 22 casos de ceratocone durante a campanha.
Em dezembro, novamente parceria entre Sorigs e MP levou atendimentos gratuitos para pacientes nesses hospitais e no Hospital da Santa Casa de Santo Antônio da Patrulha. A campanha de conscientização da população a respeito da importância de o exame oftalmológico completo ser realizado anualmente por um oftalmologista atendeu mais de 400 pacientes entre crianças e idosos.
Também em dezembro, foi realizada em parceria com o Lyons e SORIGS, a campanha POA solidária na orla do Guaíba, onde foram atendidas cerca de 30 crianças.

 

 



 

 

Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul © Todos os direitos reservados 2024
Desenvolvido por: J2w - Desenvolvimento Web