Capa

Mais de 400 pacientes receberam atendimento oftalmológico gratuito neste sábado

Exames oftalmológicos completos e prescrição de óculos foram algumas das ações realizadas neste sábado, dia 7, por oftalmologistas voluntários. Os atendimentos fazem parte da campanha promovida pela Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul (Sorigs) e pelo Ministério Público que visa a conscientização da população a respeito da importância de o exame oftalmológico completo ser realizado anualmente por um oftalmologista. 
Cerca de 400 pacientes desde crianças até idosos foram atendidas simultaneamente no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, no Hospital Santa Casa de Porto Alegre, na unidade de Santo Antônio da Patrulha e no Instituto Ivo Corrêa Meyer, em Viamão. Os 295 pacientes que no exame foi constatada a necessidade do uso de óculos, escolheram as armações e os receberão gratuitamente no dia 15 de janeiro em cerimônia comemorativa pelos resultados das campanhas de 2019.
Os exames realizados foram importantes pois detectaram doenças como catarata, glaucoma e outras patologias. “Conseguimos orientar, durante as consultas, um grande número de pacientes sobre a necessidade do exame oftalmológico completo anual. Além disso, o auxílio de órgãos como o Ministério Público e o Sindicato Médico do RS (Simers) foi fundamental para o sucesso da campanha”, enfatizou a presidente da Sociedade de Oftalmologia do RS, Terla Castro. 
Os pacientes recebidos para as consultas foram indicados pelo Ministério Público e pela Secretaria de Saúde dos municípios participantes. A Neusa Terezinha dos Santos Velho, de 57 anos, foi encaminhada para a Santa Casa de Porto Alegre, pela Secretaria Municipal da Saúde da capital, através do posto de saúde do bairro Sarandi. “Tenho problema de visão desde criança e ultimamente não estava usando óculos. Vim aqui realizei exames que nunca tinha feito e saio com o óculo já escolhido. Agora poderei costurar e fazer atividades que antes não estava conseguindo fazer devido a dificuldade de enxergar”, comentou.
As 295 pessoas que tiveram detectada a necessidade do uso de óculos tiveram a sua confecção de forma gratuita devido a parceria da EPS – Embrapol Sul ((Grupo Essilor) e da Ojo by Mr Ray, que fizeram as doações, respectivamente, das lentes e das armações

Segundo o sócio-diretor da EPS – Embrapol Sul (Grupo Essilor), Nilo Ferreira Jr., estima-se que 2,5 bilhões de pessoas sofrem por total falta de correção visual e muitos não têm acesso a atendimento médico ou aos óculos. “Mensalmente, a EPS ajuda cerca de 30 mil clientes a enxergar melhor. Fazemos questão de participar de forma efetiva nessa ação que trará mais qualidade de vida a quem precisa”, destaca.
O presidente da Ojo by Mr Ray, Marcelo Katz, agradeceu a Sorigs pela oportunidade de participar de uma ação tão linda. “Sempre que temos oportunidade procuramos nos engajar nesse tipo de campanha para levar um pouco de melhoria à vida das pessoas que tem mais dificuldades”, enfatizou.




 

 

Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Sul © Todos os direitos reservados 2020
Desenvolvido por: J2w - Desenvolvimento Web